6 de jul. de 2011

Mulheres Maravilhosas que Mudaram o Rumo da História

Homenageamos algumas Mulheres da História, através de slides que apresentamos durante a XII CONFAC, realizada no dia 22 de maio de 2011, no Lar Benvindo- Santo André.

Encerrando o evento algumas Acácias vestiram-se de Rita Lee, Carmen Miranda, Maria Bonita e Chiquinha Gonzaga, dando sequências às homenagens.

Acácia Cristina
(Rita Lee)



Acácia Maria
(Carmem Miranda)
Acácia Amarelinha
(Maria Bonita)
Acácia Sônia
(Chiquinha Gonzaga)
01-Carlota Joaquina, - (1775- 1830)
Rainha: Carlota Joaquina Teresa Caetano de Bourbon e Bourbon
Foi infanta de Espanha. Princesa do Brasil e Rainha de Portugal por seu casamento com D. João VI.
02-Maria Quitéria, (1792-1853)
Militar brasileira, heroína da Guerra da Independência. Considerada a Joana D’Arc brasileira. Patronesse do Quadro Complementar de Oficiais do Exercito Brasileiro. Vestiu-se de homem para alistar-se no exército. Morreu aos 61 anos no anonimato nos arredores de Salvador.
03-Ana Maria De Jesus Ribeiro (Anita Garibaldi) revolucionária: (1821-1849)
Foi à companheira do revolucionário Giuseppe Garibaldi, sendo conhecida como a "Heroína dos Dois Mundos. Ela é considerada, até hoje, uma das mulheres mais fortes e corajosas da sua época.
04-Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (Cora Coralina) = poetisa:- (1889—1985)
Era uma mulher simples, doceira de profissão, viveu longe dos grandes centros urbanos. Alheia aos modismos literários produziu uma obra poética rica em motivos do cotidiano do interior brasileiro, dos becos e ruas históricas de Goiás.
05-Leila Roque Diniz (Leila Diniz)
Nos anos 60, tornou-se símbolo da mulher brasileira emancipada e independente. Era defensora do amor livre e do prazer sexual. Morreu num acidente aéreo aos 27 anos, no auge da fama, quando voltava de uma viagem feita para a Austrália. É sempre lembrada como símbolo da revolução feminina, que rompeu conceitos e tabus por meio de suas idéias e atitudes. Sua amiga, a atriz Marieta Severo e o compositor e cantor Chico Buarque de Hollanda criaram sua filha.
06-Francisca da Silva de Oliveira (Chica da Silva)- de 1740 a 1796
A escrava se fez rainha. Foi a primeira negra a alcançar prestígio e riqueza no Brasil após união consensual com o explorador de diamantes João Fernandes. Era amancebada com o homem mais famoso destas plagas, o Contratador João Fernandes de Oliveira, com o qual Teve 13 filhos. Muitas de suas histórias entraram para o imaginário popular.
07-Princesa Isabel (1846 a 1921)
Princesa imperial do Brasil e primeira senadora da nação. Aboliu a escravatura e defendia o voto feminino e a reforma agrária. Era partidária de idéias modernas, e sua postura era considerada avançada para a época.
08-Dandara (Brasil - de 1664 a 1694)
Esposa do Zumbi dos Palmares foi uma guerreira feroz e brava defensora do quilombo. Suicidou-se para não voltar à condição de escrava. Dandara foi uma das lideranças femininas negras que lutaram, junto com Zumbi dos Palmares, contra o sistema escravocrata do século XVII. Primeira e única mulher de Zumbi, guerreira de Palmares e mãe dos três filhos. Não existem dados sobre sua vida, e a maioria dos relatos são lendas.
09-Dionísia Floresta Brasileira Augusta – (Nísia Floresta) - 1.832
A brasileira, do Rio Grande do Norte, defendia: * Mais Educação para as Mulheres *Posição Social Mais Alta Para as Mulheres.
10-Tarsila de Amaral (1886 a 1973)
Uma das maiores pintoras brasileiras. Seu quadro Abaporu de 1928 inaugura o movimento antropofágico e foi a obra brasileira a alcançar o maior valor em um leilão internacional: 1,5 milhão de dólares.
11-Bertha Lutz (de 1894 a 1976)
Pioneira do feminismo no Brasil. Foi fundadora da Federação Brasileira para o Progresso Feminino. Deputada Federal no governo de Getúlio Vargas.
12-Leolinda Daltro (1910)
Fundou o Partido Republicano Feminino. Em 1917 a profª. Leolinda lidera uma passeata exigindo a extensão do voto para as mulheres.
13-Rachel de Queiroz (de 1910 a 2003)
Jornalista, tradutora e romancista. Foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras. Ganhou em 1993 o considerado Nobel da literatura portuguesa, o Prêmio Camões e é considerada uma das maiores escritoras brasileiras.
14-Aracy de Carvalho Guimarães Rosa (Nasceu 1908 e Morreu em 2011)
Segunda esposa de Guimarães Rosa. É a única brasileira homenageada no Museu do Holocausto. Salvou mais de 100 judeus na segunda guerra emitindo passaportes para entrada ilegal dos refugiados no Brasil.
15-Patrícia "Pagu" Galvão (de 1910 a 1962)
Escritora, jornalista e militante comunista brasileira. Foi um dos grandes destaques no movimento modernista iniciado em 1922. Escreveu Parque Industrial, A Famosa Revista e Safra Macabra.
16-Irmã Dulce (de 1914 a 1992)
Religiosa brasileira. Destacou-se por seu trabalho de assistência aos pobres e aos necessitados e por suas inúmeras obras de caridade no nordeste, em especial na Bahia.
17-Luiza Alzira Soriano Teixeira - Alzira Soriano (1.929)
Eleita a 1ª Prefeita brasileira. Tomou posse em 1º de janeiro de 1929. Com a Revolução de 1930, perdeu o seu mandato, por não concordar com as normas ditatoriais do Governo de Getúlio Vargas.
18-Eunice Michilles
Em 1.979, eleita a 1ª Senadora do Brasil e dedicou seu mandato à expansão e solidificação dos direitos femininos no Brasil.
19-Ruth Correa Leite Cardoso (de 1930 a 2008)
Antropóloga, professora da USP e, apesar de não apreciar o título, primeira-dama brasileira no governo-Fernando Henrique Cardoso. Criou o programa Comunidade Solidária de combate à exclusão social e à pobreza, destacando-se por sua idoneidade e princípios éticos.
20- Maria da Penha
Em1994 escreveu um livro sobre sua biografia, intitulado “Sobrevivi... Posso contar”. Lutou durante 20 anos para que seu agressor fosse condenado. Vítima de atentados praticados por seu ex-marido, sua luta e história inspiraram a lei de proteção das mulheres em casos de violência doméstica. Hoje é coordenadora da Associação de Estudos, Pesquisas e Publicações da Associação de Parentes e Amigos de Vítimas de Violência.
21-Zuzu Angel – Anos 60 e 70
Estilista Brasileira. Ela foi a primeira a criar uma moda brasileira ao colocar rendas, estampas e bordados típicos do Brasil nas peças. Mas, foi fora do cenário da moda que Zuzu Angel marcou sua vida, ao travar uma incansável luta em busca do filho, Stuart Angel Jones, desaparecido nos porões da ditadura. Em 1971, lançou sua moda protesto, com anjos, soldados e tanques desenhados em vestidos. Mas, foi fora do cenário da moda que Zuzu Angel marcou sua vida, ao travar uma incansável luta em busca do filho, Stuart Angel Jones, desaparecido nos porões da ditadura.
22-Maria do Carmo Miranda da Cunha (Carmen Miranda)-(1909-1955)
Cantora e atriz luso-brasileira e precursora do tropicalismo. Encontraram na morta no quarto de sua casa em Beverly Hills após colapso cardíaco fulminante por causa da sua dependência de barbitúricos.
23-Maria Bonita
Primeira mulher cangaceira. Nasceu na Bahia 8 de Março de 1.911. Morreu em (Sergipe), dia 28 de julho 1938.
24-Chiquinha Gonzaga - (1847 a 1935)
Primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil. Primeira pianista de chorinho. Ativista do abolicionismo e Participou do movimento republicano. Autora da primeira marcha carnavalesca, Ô Abre Alas, em 1899.

PS: Pesquisa realizada por (Acácia Amarelinha)
Quer saber mais? É só pesquisar no Google.
Você descobrirá muitas "Mulheres Maravilhosas e Histórias Interessantes".

Postado por: Cidinha - Acácia Amarelinha
Liga das Acácias - julho/2011