16 de ago. de 2012

Sangue tipo O corre menos risco de sofrer infarto e AVC

Estudo mostra quais grupos sanguíneos estão mais vulneráveis a doenças cardiovasculares


Saber o seu tipo sanguíneo pode ser tão importante para a saúde cardiovascular quanto fazer check-ups de rotina para verificar os níveis de colesterol e a pressão sanguínea. Isso é o que aponta um novo estudo publicado no Arteriosclerosis, Thrombosis and Vascular Biology, um periódico do American Heart Association Journal. Segundo eles, o tipo sanguíneo mais raro, o AB se mostrou o mais vulnerável, enquanto que o grupo mais popular, o tipo O, foi apontado como o menos propenso a sofrer com doenças cardiovasculcares.

A descoberta foi baseada em duas amplas pesquisas. Uma do Nurses? Health Study, com mais de 62 mil pessoas e outra do Health Follow-up Study, com mais de 27 mil pessoas. Todos foram acompanhados durante 20 anos e tinham idades entre 30 e 75 anos.

Os resultados mostraram que o grupo sanguíneo mais raro, o AB, era o mais vulnerável a doenças cardiovasculares. O risco de sofrer alguma doença cardíaca era 23% maior em relação ao grupo com tipo sanguíneo O. Adultos com sangue tipo B, por sua vez, apresentaram um risco 11% maior de ter doenças cardíacas, enquanto que o risco do grupo com tipo A era 5% maior em relação aos do tipo O.

Para os autores, a pesquisa aponta que o tipo sanguíneo pode reforçar a necessidade de mudanças no estilo de vida. O próximo passo da equipe é avaliar se pessoas com diferentes tipos sanguíneos respondem de forma diferente a essas mudanças que incluem dieta e exercícios.

Adote esses hábitos para proteger o coração


Cerca de 31,5% dos óbitos no Brasil são provocados por doenças cardiovasculares, aponta o Ministério da Saúde. Esta é, portanto, a primeira causa de morte entre a população brasileira. Confira cuidados para proteger a saúde do seu coração:

1. Combata o estresse
Um dos efeitos do estresse é o aumento do colesterol, que causa hipertensão e obstrui as artérias do coração. Além disso, a ansiedade também aumenta a liberação de cortisol no organismo, elevando as taxas de glicose no sangue, o que favorece o desenvolvimento de doenças como o diabetes, que colocam o coração em perigo.

2. Consuma óleos vegetais
Óleos tradicionais são vilões do coração, pois contêm gorduras saturadas. Prefira, portanto, os óleos vegetais, como o azeite de oliva, que ajudam a controlar os níveis de colesterol.

3. Maneire nas carnes
Principalmente a carne vermelha possui uma quantidade maior de colesterol. Por isso, limite o consumo desse tipo de carne, preferindo frango e peixe, e sempre elimine a gordura visível das peças.

4. Limite o consumo de açúcar
Um estudo publicado no Journal of American Medical Association sugere que o açúcar pode afetar as taxas de lipídios, aumentando os níveis de triglicerídeos e colesterol, fatores de risco para doenças cardiovasculares.

5. Coma mais vegetais
Um estudo publicado no periódico Circulation mostrou que o consumo de proteínas de origem vegetal está associado à redução da pressão arterial. Tal ação se deve ao principal aminoácido encontrado nessas proteínas, o ácido glutâmico.

Postado por Luciana Villela

Abandone 10 hábitos que envelhecem a sua pele

Cigarro, estresse, poluição e açúcar favorecem rugas e flacidez


Não tem mulher que não se preocupe com a aparência da pele. Com o passar do tempo, linhas de expressão, flacidez, rugas e falta de luminosidade passam a incomodar. Mas nem adianta gastar os tubos, literalmente, no mais revolucionário dos tratamentos estéticos ou no creme mais caro do mercado. Tudo isso perde força se você abre espaço para verdadeiros inimigos da saúde da sua pele. Cigarro, estresse e açúcar demais são alguns deles. A seguir, você confere quais são os outros maus hábitos que favorecem o envelhecimento precoce. Fique longe deles e rejuvenesça.

1.Tabagismo. Cada cigarro diminui a oxigenação da pele por 90 minutos! Imagine quem fuma mais do que um por dia. Resultado: a pele fica grossa e amarelada, por causa da nicotina, sem viço e opaca. Além de todos os problemas que causa à saúde, o cigarro também provoca distúrbios no metabolismo e acelera a perda de colágeno, células responsáveis por dar sustentação e elasticidade à pele, favorecendo a flacidez. "O ato de fumar provoca rugas ao redor dos lábios e ao redor dos olhos, já que o fumante fecha os olhos parcialmente para proteger os olhos da fumaça", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

2.Estresse. O estresse emocional altera nossos hormônios, aumentando a liberação de corticoide endógeno e adrenalina, por exemplo. "Isso pode deixar a pele mais oleosa e acneica. O estresse também diminui nossas defesas, e a pele fica mais predisposta à doenças e infecções", diz a dermatologista Daniela Taniguchi. As mais comuns são herpes, alergias, erupção cutânea, psoríase e até vitiligo.

3.Ignorar a poluição. "Os gases nocivos encontrados no ar poluído formam uma película de toxinas que acaba sendo absorvida pela pele, aumentando as reações de oxidação e formação de radicais livres que agridem a pele", explica a dermatologista Paula Cabral. A oxidação é um processo natural que acontece no organismo, mas que envelhece as células. O excesso de poluição oxida as células tanto da pele como do organismo todo. Por isso, para evitar essa reação, é importante proteger a pele diariamente, aplicando protetor solar, hidratante e fazendo a higienização para eliminar as impurezas.

4.Beber pouca água. Um dos primeiros sinais da falta de água (desidratação) se dá na pele e nas mucosas. "Entre as células, temos um líquido intersticial que ajuda na sustentação da pele, entre outras funções. A falta de ingestão de água deixa a pele flácida e sem viço", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. A pele perde o turgor, demorando para voltar ao seu estado natural, quando sofre uma distorção. Por exemplo, quando beliscamos a pele, ela logo deve voltar ao seu estado normal ao soltarmos. Se isso demora para acontecer, é sinal de que está desidratada e flácida. Além de deixar a pele hidratada e firme, beber água também favorece a excreção de toxinas, substâncias que prejudicam a pele. O recomendado é consumir pelo menos dois litros de água por dia.

5.Não usar protetor solar. O excesso de exposição solar, e principalmente a falta de proteção solar, é a principal causadora do envelhecimento da pele e de câncer de pele. Para se ter uma ideia, a radiação solar é responsável por 80% do envelhecimento da pele exposta, principalmente nas peles mais brancas, que sofrem este processo precocemente. "A radiação solar é um potente oxidante celular. A radiação penetra na pele e provoca alterações diretamente no DNA das células e, indiretamente, provoca reações químicas que alteram o DNA e as fibras colágenas e elásticas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. De acordo com a especialista, apesar de o nosso organismo ter mecanismos de defesa e ação antioxidante, nem sempre isso é o suficiente para evitar essas reações. O resultado é o que chamamos de fotoenvelhecimento. Aparecem então, manchas, sardas, flacidez, pele áspera, aumento das rugas e, em alguns casos, câncer de pele. O FPS, para o dia a dia, nunca deve ser menor que 30 para rosto, colo, pescoço e mãos (regiões da pele mais sensível) e 15 para o restante do corpo.

6.Consumo de açúcares e gordura. Em excesso, o açúcar é responsável por outro processo de envelhecimento celular chamado "glicação". "O açúcar se liga às proteínas da pele, como o colágeno, provocando a rigidez destas proteínas. Assim ela perde a função de elasticidade, deixando a pele flácida e com rugas", explica a dermatologista Daniela Taniguchi. Já a gordura em excesso fica acumulada no tecido subcutâneo de forma irregular, provocando gordura localizada e celulite.

7.Falta de alimentação equilibrada, ricas em antioxidantes. "Uma dieta equilibrada, rica em vegetais, incluindo frutas diversas, leguminosas, cereais e hortaliças é a melhor proteção contra os radicais livres, inimigos da pele", explica a nutricionista Daniela Cyrulin. As substâncias ativas encontradas nestes alimentos são excelentes antioxidantes que neutralizam a ação destes radicais. Priorize alimentos ricos em: Vitamina C (laranja, limão, lima, acerola, caju, kiwi, morango, couve, brócolis, tomate), vitamina E (amêndoas, nozes, castanha do Pará, gema de ovo, vegetais folhosos), vitamina A (cenoura, abóbora, fígado, batata doce, damasco seco, brócolis, melão), bioflavonoides (frutas cítricas, uvas escuras ou vermelhas), entre outros nutrientes encontrados em alimentos frescos.

8. Dormir mal. Sem sono adequado não existe reparo. Durante o sono, produzimos hormônios "rejuvenescedores", como a melatonina e o hormônio do crescimento. Estes hormônios são "calmantes" e reparadores. A falta de sono provoca estresse e não dá tempo para o organismo descansar. Resultado: pele sem viço e com olheiras.

9. Sedentarismo. A prática de atividades físicas traz muitos benefícios para o corpo e para a pele. Melhora a circulação sanguínea da pele, melhora o metabolismo do organismo (evitando o processo de glicação), combate o estresse e melhora a qualidade do sono. Além disso, combate a flacidez, a celulite e a gordura localizada.

10. Dispensar o hidratante. É necessário ter cuidados para proteger a pele das agressões externas, como o vento, o frio, a poluição e os raios solares. Um rosto bem hidratado apresenta uma boa elasticidade, já uma pele desidratada costuma apresentar mais flacidez e rugas. "O ressecamento pode ainda trazer consequências como dermatite e descamação", diz a dermatologista Paula Cabral. Com o envelhecimento, as glândulas sebáceas diminuem em número e tamanho, deixando a pele mais ressecada. "O ressecamento superficial da pele causa alergias e coceira, diminui a elasticidade da pele e agrava as rugas. Portanto, além de beber líquidos, a pele terá benefícios extras se for hidratada com cremes e loções", explica a dermatologista Daniela Taniguchi.

Postado por Luciana Villela

15 de ago. de 2012

Dicas de como usar lenços no pescoço

Os lenços, assim como os cachecóis, echarpes e pashminas aquecem o pescoço e protegem daquele ventinho indesejável. Porém sua principal função é agregar charme e elegância ao look, muitas vezes transformando uma produção sem graça em elegante e de bom gosto. Confira como montar looks utilizando lenço no pescoço.

Para montar um look com lenço no pescoço é interessante analizar o modelo e a cor da peça utilizada, vale as regrinhas:

- Procure usar lenços que possuam o mesmo tom no look, para criar uma harmonia e demonstrar sua criatividade.

- Se o lenço for estampado, opte por um look de cores neutras ou monocromático.
- Cuidado ao querer misturar estampas, se o lenço for estampado use com peças lisas, ou vice versa.

- Lenços longos pedem por peças de manga longa e gola mais alta.

- Se o lenço possuir amarração curta, ele lhe dará a opção de usar com blusinhas curtas e até mesmo de alcinha.




















Tipos de amarrações de Lenço para o pescoço


Laço: basta colocar no pescoço e dar um laço, que fique na posição da frente.

Transpassado: dobre o lenço, segure na dobra e passe as pontas por dentro.

Frente e verso: passe o lenço para frente e para traz do pescoço, esse tipo de amarração ainda lhe possibilita deixá-lo solto na frente, amarrar na frente ou atrás.

Cachecol: assim como se usa o cachecol, os lenços retangulares podem ser deixados soltos de trás para a frente.

Triângulo: dobre o lenço em forma de triângulo e passe de frente para atrás. As pontas podem ficar amarradas na frente.
 
 

Ideias de looks com lenço

Vestido: para montar um look usando lenço de pescoço com vestido, basta escolher um lenço estampado e um vestido de cor única, assim ficará harmonioso.

Blusa + saia: Nesse caso, basta escolher bem as peças. Quando o lenço for estampado, a blusa deve ser de cor única, ou vice e versa. Você também pode usar lenço e blusa sem estampa e saia com padronagem.

Calça jeans + Blusa: Mescle blusas de estampa e lenço básico.


Os lenços têm o poder de transformar produções monótonas em looks estilosos, portanto não deixe de usá-los em qualquer estação, seguindo algumas regrinhas e seu bom gosto, você irá surpreender à todos.


Postado por Luciana Villela

Atenção aos sinais de Câncer do mama!

Fiquem atentas: aparecendo algum desses sinais, procure um médico imediatamente. Um câncer de mama diagnósticado precocemente tem 95% de chance de cura.



Postado por Luciana Villela

Parabéns aos solteiros!!!


Hoje, 15 de agosto, comemora-se o Dia do Solteiro. Se você não está em nenhum relacionamento saiba que não está sozinha. Segundo dados do IBGE são 31,949 milhões de homens e 30,345 de mulheres nessa mesma situação no Brasil. Mas é claro que há diversas maneiras de encarar a solteirice. “Muitas pessoas querem um relacionamento estável, mas tem baixa tolerância aos desafios que a busca traz e as possíveis frustrações”, afirma Cláudya Toledo, especialista em relacionamentos e presidente da A2Encontros. Porém, algumas mulheres simplesmente preferem ficar sozinhas. Segundo Cláudya, uma mulher tem muitas faces e, portanto pode mudar a forma com que encara a solteirice de formas diferentes de acordo com sua idade ou fase de sua vida.





Não sei quem inventou esta data, nem porque, mas dá pra dizer que é um contraponto ao Dia dos Namorados. Então, vamos lá ...
O melhor de se estar solteiro é estar disponível para se envolver com quem quiser.
O solteiro não deve satisfação pra ninguém; não tem hora pra chegar em casa, nem tem que dar explicações sobre onde e com quem estava.
O solteiro pode planejar seus fins-de-semana e suas férias sem precisar pedir a opinião de ninguém.
O solteiro pode ler seu livro, jornal ou revista descansadamente.
O solteiro pode ver seus filmes e programas de TV preferidos, sem ter que ouvir opiniões ou reclamações.
O solteiro tem mais tempo para os amigos e para fazer o que gosta.
O solteiro não fica olhando no relógio a cada minuto enquanto espera o companheiro(a); nem precisa correr quando está atrasado para aquele encontro.
O solteiro não precisa fazer malabarismos para agradar o companheiro (a) todos os dias.
O solteiro não tem que ir naquela festa de família ou assistir aquele filme chato, só para agradar o companheiro (a).
O solteiro não tem sogra (este pode ser um bom argumento para se continuar solteiro).
O solteiro não precisa ouvir reclamações nem cobranças; nem precisa discutir a relação.
O solteiro não precisa agüentar discussões intermináveis, quando o relacionamento não vai bem.
O solteiro não tem nenhum motivo para sentir ciúme; nem precisa mentir ou inventar histórias.
O solteiro dorme e acorda sem ouvir roncos, nem receber cotoveladas e joelhadas durante a noite.
O solteiro faz sexo sem compromisso e sem obrigação.
O solteiro não se deixou enganar pelas armadilhas do amor e da paixão.
O solteiro não precisa gastar fortunas com telefonemas ou com as despesas da casa.
O solteiro não se preocupa com divórcio ou com divisão de bens.

Talvez o Dia dos Solteiros seja tão desprestigiado porque não tem interesse comercial. Afinal, solteiro não precisa gastar tempo e dinheiro para agradar o companheiro (a), nem tem que fingir que gostou daquele presente de grego.
Se tiver alguém aí querendo acabar com esta minha boa-vida de solteiro é só entrar em contato. Mas já vou avisando: tem que valer muito a pena para me fazer mudar de vida.

Autor: Não mencionado

Postado por Luciana Villela

14 de ago. de 2012

Guia de antioxidantes

14 substâncias que combatem o envelhecimento. Saiba onde encontrá-las


Por Fernanda Iarossi

O envelhecimento do organismo pode ser acelerado com a ação dos radicais livres, que causam a oxidação celular. Além disso, a ação destas moléculas prejudiciais ao corpo também pode prejudicar a memória, afetar o coração, diminuir as funções oculares e desencadear câncer. Para combatê-los, aposte no consumo de alimentos e cosméticos com ação antioxidantes. Conheça alguns exemplos destas substâncias que ajudam a blindar a sua saúde.



Resveratrol Um dos melhores antioxidantes que reduzem o colesterol. Também age como anticancerígeno. Principais fontes: uvas roxas, vinho tinto.
Outras funções: melhora o funcionamento dos pulmões.



Selênio “Estudos demonstram que esse mineral está relacionado com a prevenção de diferentes tipos de tumores”, comenta a nutricionista Alessandra Coelho. Isso porque o nutriente participa da produção de algumas células de defesa e de enzimas que agem contra os radicais livres. Principais fontes: castanha-do-pará, farelo de trigo, sementes de girassol, milho, ostras.
Outras funções: protege os músculos e as funções do fígado.




Betacaroteno Fortalece o sistema imunológico, previne câncer de mama e favorece o funcionamento dos pulmões. Principais fontes: cenoura, abóbora, beterraba, batata-doce, brócolis, couve, damasco, espinafre, manga, mamão, pêssego.
Outras funções: contribui com a beleza das unhas e dos cabelos e, por se transformar em vitamina A, cuida da saúde da pele e dos olhos.

    

Zeaxantina Assim como a luteína, age na área dos olhos, reduzindo o risco de infecções e de degeneração macular. Principais fontes: milho, gema de ovo, pimentão amarelo, pera, banana, melão, pêssego.
Outras funções: reforça o sistema imunológico.

   
Licopeno Previne câncer, em especial o de próstata. Reduz a oxidação do colesterol, prevenindo a formação de placas nas artérias. Principais fontes: tomate, melancia, pimentão vermelho, pimenta vermelha, goiaba, morango.
Outras funções: protege a pele contra os danos que podem ser causados pela radiação ultravioleta.

Catequina Tipo de flavonoide com ação anticancerígena. Principais fontes: chá verde, chocolate amargo, vinho tinto.
Outras funções: acelera o metabolismo de gorduras, colaborando em dietas de emagrecimento, e reduz o nível de colesterol ruim (LDL).

Antocianina Inibe a formação de coágulos sanguíneos que, em excesso, podem se fixar nos vasos, prejudicando a circulação do sangue. Principais fontes: açaí, beterraba, uva, ameixa, cereja, azeitona preta, repolho roxo, cebola roxa, figo, romã.
Outras funções: estimula o funcionamento do sistema imunológico.
Alicina “Quando é digerida, produz ácido sulfênico, composto que reage mais rapidamente com os radicais livres do que os outros antioxidantes”, explica Greice. Previne doenças cardíacas e inibe a formação de tumores do intestino. Principais fontes: alho, cebola.
Outras funções: age como bactericida, antiviral e anti-inflamatório. Ajuda a dilatar os vasos sanguíneos, diminuindo a pressão arterial.



Quercetina Previne tumores, ativa o sistema imunológico e, assim como a alicina, é antiviral e bactericida. Principais fontes: maçã, cebola, alho-poró, acelga, pimenta verde.
Outras funções: protege contra os danos da radiação ultravioleta e contribui com a produção de enzimas que quebram gorduras.

Sulforafano Age no fígado, estimulando a produção de enzimas que combatem substâncias cancerígenas, prevenindo principalmente câncer de cólon e de mama. Principais fontes: brócolis, couveflor, repolho, couve-manteiga, agrião, abobrinha.
Outras funções: contribui com a redução do colesterol e combate bactérias que causam gastrite.


Ácido elágico Auxilia na eliminação de metais pesados e toxinas do organismo. Principais fontes: morango, framboesa, amora, cereja, mirtilo.
Outras funções: previne o envelhecimento da pele, pois a protege contra os prejuízos causados pelo sol.
Vitamina C Também conhecida como ácido ascórbico, protege os vasos sanguíneos contra a formação de placas de gordura nas artérias. Principais fontes: acerola, caju, pimentão, kiwi, mamão, mexerica, laranja, limão, morango, brócolis, couve.
Outras funções: “Participa da absorção de ferro, aumenta a resistência a infecções, favorece a cicatrização e o crescimento normal dos ossos”, destaca a nutricionista Greice Caroline Baggio.



Vitamina E Afasta o risco de doenças cardiovasculares e melhora a aparência da pele. Principais fontes: gérmen de trigo, gema de ovo, oleaginosas (avelã, amendoim, nozes...), abacate, couve, espinafre, rúcula.
Outras funções: “Possui propriedade anti-inflamatória e é um leve anticoagulante. Favorece o metabolismo muscular e a fertilidade”, diz Greice. A vitamina também participa das funções do sistema imunológico.


Zinco Essencial para o sistema imunológico e contribui com a cicatrização de ferimentos e produção de hormônios. Principais fontes: ostras, cereais integrais, peixes.
Outras funções: “Ativa as papilas gustativas e é indispensável para o crescimento saudável de unhas e cabelos”, acrescenta Greice.

Postado por Luciana Villela
Marketing da Liga das Acácias