11 de dez. de 2012

Hoje 11 de dezembro - Dia do Engenheiro e do Arquiteto



Profissionais que transformam sonhos em realidade.



Em 11 de dezembro de 1933, regulamentou-se no Brasil a profissão de engenheiro, e em virtude desse fato, instituiu-se a celebração do dia desses profissionais, os nossos arquitetos e engenheiros.

IBDA – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Arquitetura, tem como objetivo o relacionamento com os profissionais da construção através da divulgação de conceitos, tendências, produtos, tecnologia e tudo o que possa colaborar para o desenvolvimento desses setores fundamentais em nossa sociedade, e não poderíamos deixar essa data tão importante passar sem o destaque merecido. “ “A arquitetura é música petrificada”, segundo Goethe, e temos um imenso orgulho em participar, de uma forma modesta, para o desenvolvimento de nossa arquitetura, que através do brilhantismo de seus profissionais, arquitetos e engenheiros, tem conseguido reconhecimento em várias partes do mundo. São esses profissionais que elaboram planos e projetos, definindo materiais, acabamentos, técnicas e metodologias desenvolvidas na construção. São eles que executam obras e serviços, e prestando serviços de consultoria, ainda fiscalizam. Somos um país ainda jovem, e se há muito pouco tempo, ainda éramos uma sociedade de charretes, paralelepípedos e saudades, hoje somos um país moderno, com obras em nossa arquitetura que mesclam ousadia, criatividade e está plenamente atenta para os atuais desafios de nosso mundo : a sustentabilidade e a acessibilidade.

Desenvolver, criar, mas acima de tudo servir ao cliente, e respeitar as necessidades de não somente manter, mas contribuir para a restauração de nosso mundo, podendo preservá-lo para nossas futuras gerações.

Uma grande construção!

Casas, edifícios, hospitais, escolas, igrejas, pontes, estradas. Mas afinal quem constroí tudo isto? É o engenheiro. Ele é responsável por todas as etapas de uma construção. Antes de iniciar o seu trabalho precisa de um projeto para que possa executá-lo.
O arquiteto é responsável por projetar e planejar o que será construído. Ao projetar uma casa, por exemplo, o arquiteto define a área total, o número de quartos, a disposição dos banheiros, e até a posição do fogão, da geladeira e da pia da cozinha.
Só após o projeto definido o engenheiro inicia o seu trabalho de realização. Nossa quanto trabalho, não é mesmo?! É turma, não é brincadeira não, um bom profissional precisa saber muita matemática, cálculo e física para que a estrutura da obra esteja firma e sólida sem risco de qualquer imperfeição!

10 de dez. de 2012

O que comemoramos dia 10 de dezembro:

DIA DO PALHAÇO

Rir e rolar de rir, não há nada mais gostoso do que dar boas gargalhadas. 

O dia de 10 de dezembro é o dia do palhaço. Uma homenagem a estes preciosos profissionais que nos trazem momentos que ficam na nossa lembrança.

Os palhaços se vestem de forma extravagante: calças largas, sapatos enormes, chapéus divertidos, cabeleiras coloridas, camisa ou paletó esquisito, e não podemos nos esquecer do nariz vermelho.

O Brasil tem queridos e inesquecíveis palhaços como: Piolin, Arrelia, Carequinha, Fuzarca, Pimentinha, Torresmo, Pururuca, Picolino, entre outros. 

Alguns bordões ficaram famosos como:

"Como vai? Como vai? Como vai? Como vai? Como vai, vai, vai?", "Eu vou bem, eu vou bem, eu vou bem! Muito bem, muito bem, bem, bQuem não adora ver as trapalhadas dos palhaços quando estamos no circo! em!" 
Palhaço Arrelia

"Tá certo ou não tá?" Palhaço Carequinha
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -

Dia dos Direitos Humanos 



10 de dezembro é o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A data foi instituída em 1950, dois anos após a Organização das Nações Unidas (ONU) adotar a Declaração Universal do Direitos Humanos como marco legal regulador das relações entre governos e pessoas. Com esse ato, mais do que celebrar, a ONU visava destacar o longo caminho a ser percorrido na efetivação dos preceitos da declaração

Nos trinta artigos do documento estão descritos os direitos básicos que garantem uma vida digna para todos os habitantes do mundo (liberdade, educação, saúde, cultura, informação, alimentação e moradia adequadas, respeito, não-discriminação, entre outros). 

declaração é, nesse sentido, um marco normativo que serve de guia para as condutas de governos e cidadãos. Seus princípios inspiraram e estão amplamente disseminados no arcabouço legal dos mais diversos países, assim como nos inúmeros tratados internacionais que versam sobre o tema.

O Dia Internacional dos Direitos Humanos constitui, portanto, muito mais do que uma data comemorativa. É um dia para a coletividade global relembrar que a garantia efetiva dos direitos humanos – a todos os povos e nações – requer vigilância contínua e participação coletiva. Uma data para reivindicarmos ações concretas de todos os Estados para o comprimen todos compromissos assumidos com a garantia dos direitos civis, políticos, sociais e ambientais.

Neste 10 de dezembro, busquemos uma reflexão sobre o papel a ser exercido pelo Estado, pelo Ministério Público, pela família e por cada pessoa no avanço e na efetivação das garantias consolidadas pela Declaração dos Direitos Humanos. Essa é uma oportunidade para fazermos um balanço do que os governos já concretizaram em benefício do seu povo e os desafios ainda postos. Um chamado para que os países do mundo refundem o compromisso social de, por meio do ensino e da educação, promover o respeito a todos os direitos e fundamentais.


Postado por Luciana Villela
Marketing da Lida das Acácias