Nossa História

Livro Eletrônico:

“ACÁCIAS PROTAGONISTAS”
“CONFAC” - Conferência das Acácias da Região do ABCDMR
Iniciativa da Associação das Acácias Colunas do ABC – Santo André Ano 2000





















INTRODUÇÃO

Durante muitos anos na história da humanidade a “Mulher” foi vista culturalmente com muitos preconceitos.

Apesar da evolução social e cultural, ainda carregamos estigmas que muitas vezes nos deixam enfraquecidas, mas não derrotadas.

Através de uma luta silenciosa em determinados momentos, ruidosa e calorosa em outros, a Mulher foi “ganhando voz” na cultura, na política e na sociedade, derrubando paradigmas, preconceitos e resurgindo como protagonistas de sua própria história.

A esposa de maçom é identificada por sua atuação discreta em eventos sociais e pela prática da filantropia.

Vivemos hoje em tempos de mudanças, e esta movimentação observa-se em vários setores da sociedade; temos como resultado deste movimento a revisão de valores e conceitos, transformando e reconstruindo um mundo novo.

É neste clima, de energia inovadora e reflexiva, em relação aos conceitos e valores sociais que no dia 28 de maio de 2000, realizamos a I CONFAC “Conferência das Acácias da Região do ABCDMR”, projeto idealizado por acácias da Loja Colunas do ABC – Santo André.

Idealizadoras do Projeto CONFAC
Acácias da Loja "Colunas do ABC" - Santo André
foto da VII CONFAC
Um Pouco da História do “PROJETO CONFAC”

A CONFAC é um evento essencialmente feminino, organizado por mulheres esposas de maçons, para mulheres.

O encontro das acácias não possui conotações político-partidárias, religiosas ou financeiras.

O projeto visa criar um espaço de coração e energias femininas, para promoção e divulgação dos Talentos da Mulher, em especial da “Mulher-Acácia”.

Temos como princípio não competir ou mesmo interferir nas atividades maçônicas, apenas queremos estar juntas, nos conhecermos e estreitarmos nossos laços afetivos, fortalecendo-nos para que possamos realizar voluntariamente trabalhos socioculturais, que possam colaborar para uma sociedade mais justa e feliz.

Enfim, com a CONFAC, queremos muito favorecer a integração entre os grupos de acácias , proporcionando um dia de cultura, troca de experiências, através de Dinâmicas de Grupo, Palestras com Reflexões, Debates, Sorteios, Brindes, Workshop, e Apresentações Lúdicas, envolvendo as Artes em Geral, porque acreditamos que as artes embelezam o mundo e emocionam as pessoas.


Acácias "Colunas do ABC" - IX CONFAC- ano 2008

COMO TUDO COMEÇOU
Conforme tradição a atuação feminina na maçonaria se dá apenas nos bastidores, onde as esposas de maçons dão suporte aos trabalhos filantrópicos e ações sociais, realizadas pela ordem maçônica.


No passado os laços afetivos entre as acácias (esposas de maçons),restringiam-se apenas ao núcleo das famílias maçônicas da loja em que o maçom participava. Às vezes um ou outro casal, ampliavam o rol de amizades com casais que pertenciam a famílias de outras lojas, participando de eventos realizados em outros templos.

Temos o conhecimento que nem toda loja maçônica possui um grupo de acácias atuantes. Embora não seja comum, observamos que algumas acácias que gostam de participar, mas não possuem grupo de acácias em sua loja, juntam-se a grupos de outras lojas para realizarem trabalhos filantrópicos.

A CONFAC nasceu com a intenção de conhecer melhor as esposas de maçons da região , ampliar o rol de amizades, estreitando os laços afetivos, para unir todas aquelas que tiverem vontade de trabalhar juntas para realizar um grande projeto social e cultural.

Quando idealizamos o evento pensamos em proporcionar as acácias um espaço de promoção e divulgação da Mulher e dos talentos femininos.

Fotos da VIII CONFAC - Ano 2007




























DAS PARTICIPANTES

Pode participar das CONFACs: Grupos de Acácias, Esposas de Maçons, Viúvas de Maçons, Mães e Sogras de Maçons, suas Filhas e Irmãs, maiores de dezoito anos. Toda e qualquer mulher simpatizante do evento poderá ser convidada a participar.


Por ser um evento idealizado por mulheres e para mulheres, a participação masculina será restringida. Os homens poderão participar quando solicitada sua ajuda na elaboração do evento, porém não poderão participar do evento no dia.

A CONFAC é um espaço da Mulher-Acácia, portanto não deverá haver qualquer tipo de discriminação no que se refere a divulgação de trabalhos e serviços realizados por esposas de maçom.

O único impedimento para divulgar ou promover uma acácia, seria se o trabalho em questão tiver objetivo político-partidário, religioso ou interesse financeiro particular .

Palestrantes, Terapeutas, Especialistas, Artistas em geral, todas deverão pertencer ao sexo feminino, em especial acácias ou sobrinhas. Podemos abrir precedentes aos homens, somente após esgotadas as buscas por uma profissional mulher.
 
Prestação de Contas da I CONFAC - Na foto Acácias de Várias Lojas
  Durante onze anos a CONFAC era organizada cada ano por um grupo diferente de acácias da região do ABCDMR. O grupo organizador do próximo encontro era sorteado no final do evento, podendo participar do sorteio apenas aquele grupo que tivesse representantes participando do encontro daquele dia.

Todo ano as acácias organizadoras recebia a visita de algumas acácias do grupo idealizador do projeto,(Acácias da Loja Colunas do ABC), para saber se precisavam de ajuda e se estava tudo bem em relação a organização da CONFAC.
Com o passar do tempo começamos a ter problemas na hora do sorteio, pois os grupos gostavam de participar do evento, mas não como organizadoras. Diante desta situação passamos a ter dificuldades para passar o estandarte a outros grupos para organização do evento.

As Acácias Colunas do ABC, haviam combinado entre si que se não houvesse nenhum grupo disposto a coordenar a CONFAC, o nosso grupo assumiria o evento para não deixar com que o mesmo acabasse.

X CONFAC - Unindo Acácias de Diferentes Lojas

 
Acácias da Loja Renascença, passando estandarte para Acácias Colunas do ABC

Maio de 2009 aconteceu a X CONFAC, que foi organizada pelas “Acácias Colunas do ABC” de Santo André.

Com o objetivo de revitalizar os encontros de acácias, e resgatar aquelas que já haviam participado em especial as que haviam coordenado o evento propomos a participação das acácias de diferentes grupos nos seguintes projetos: a) Oficinas de Memórias das CONFACS; b) Grupo de Dança, para apresentação na X CONFAC.

Para a Oficina de Memória - Convidamos os grupos de acácias que já haviam organizado a CONFAC para contar, como foi a experiência de coordenar o evento.

Pedimos também que contassem um pouco da história de seu grupo, o que pensavam a respeito da maçonaria e sobre a importância de eventos no formato da CONFAC.

As Oficinas de Memórias, consistiam em questionários individuais, que foram transformados em um único texto coletivo. Cada grupo que participou possui um texto escrito por vários corações, várias cabeças e várias mãos. Este valioso material hoje faz parte do “Projeto das Acácias Protagonistas”, acompanhados de fotografias, e que estará registrado no blog e no facebook da Liga das Acácias da Região do ABCDMR.

Grupo de Dança – Participaram deste grupo Acácias Colunas do ABC- Santo André, Acácias da Loja Cinquentenário de Santo André, e Acácias da Loja Fraternidade de Utinga de Santo André. Foram três meses de descontração e ensaios na garagem da residência da Cidinha Amarelinha. O resultado foi excelente.

Foram momentos únicos de aproximação e estreitamento dos nossos laços de amizade.

A X CONFAC, foi encerrada com a apresentação das dezesseis “bailarinas” acácias, dançando trecho da Opera Carmen de Bizet. Até quem não se imaginava dançando, dançou. Foi um momento muito especial para todas nós.

CURIOSIDADE DA X CONFAC


Foto do "Grupo de Dança" - X CONFAC - Maio de 2009
 As Acácias que dançaram “Carmen”, apresentaram-se com saias de cores diferentes uma das outras, simbolizando tal qual na natureza os diferentes tipos e cores de acácias existentes. A minha saia era amarela, foi daí que ganhei o apelido de Cidinha Acácia Amarelinha.


Ousamos dançar para unir as acácias. Nenhuma de nós (dançarinas), nos transformamos em profissionais, pois não era o objetivo desta atividade, mas ficamos felizes porque nosso objetivo principal foi atingido, “aumentar nosso cacho de acácias” , estreitando nossos laços afetivos. Com certeza foram momentos inesquecíveis para quem participou dos bastidores da X CONFAC.


ACÁCIAS DE RIBEIRÃO PIRES
XI CONFAC - Maio de 2010




Durante onze anos ao final de cada evento era sorteado o grupo de acácias que deveria organizar a próxima “CONFAC”.

A XI CONFAC, foi realizada por acácias de Ribeirão Pires. E como era de se esperar as organizadoras daquele ano tiveram muita dificuldade para sortear o próximo grupo a coordenar a CONFAC. Foram sorteados três grupos e ninguém queria pegar o standart de compromisso com o evento.

Como as acácias Colunas do ABC, participavam em peso de todas as CONFACs, uma das idealizadoras do Projeto CONFAC, pediu para que duas acácias da Loja Cinquentenário de Santo André , pegassem o estandarte que nós “as Meninas das Colunas” ajudaríamos, nesta “Força Tarefa”, e tentaríamos envolver acácias de outros grupos.

Um pouco inseguras por assumirem o compromisso com o evento; as Acácias da Loja Cinquentenário (Rosielaine e a Sonia), pegaram o estandarte. O grupo delas organizaram uma das CONFACs, só que a maioria das esposas da loja não estavam presentes na XI CONFAC, e já haviam enviado o recado de que não estavam interessadas em participar, do sorteio.

COMO NASCEU A “LIGA DAS ACÁCIAS”
 
 
Quando incentivei as Meninas da Loja Cinquentenário a pegarem o estandarte, estava vendo ali a oportunidade de criar o tão sonhado grupo de acácias composto por mulheres de várias lojas maçônicas.


Passado o susto das Meninas da Cinquentenário, liguei para a Rosielaine, solicitando um encontro para falar da CONFAC, com a Sonia e com quem elas pudessem convidar para contar um pouco da história do evento e formar um grupo para ajudar a organizar a XII CONFAC.

Marcamos o encontro na residência da Rosielaine. Na data marcada fui ao local com todo acervo histórico da I CONFAC.

Expliquei ao grupo que deveríamos convidar nossas amigas que são acácias para participar da organização do evento, pois na I CONFAC, havíamos convidado mulheres de várias lojas maçônicas para nos ajudar na coordenação e foi um sucesso.

UMA REUNIÃO HISTÓRICA E FLORIDA


1ª reunião - 17 de junho de 2010 - res. da Rosielaine

Neste dia estavam presentes as seguintes acácias da Loja Cinquentenário de Santo André(Cleide, Claudia, Diana Rosielaine, e Sonia) e da Loja Colunas do ABC de Santo André a Acácia Cidinha Amarelinha.


Deixei o livro histórico da I CONFAC com a Rosielaine que o passou para a Sonia depois de haver lido. Após leitura do mesmo as Meninas da Cinquentenário ficaram num entusiasmo só, e partiram para os convites.

Marcamos nova reunião, só que desta vez no prédio da Loja Cinquentenário e convidamos as demais acácias que conhecíamos para participarem.

Fotos da segunda reuniãoFotos da 2ª Reunião, dia 10 de Agosto de 2010 na Loja Cinquentenário de Santo André
















Éramos em poucas, mas arregassamos as mangas e começamos a trabalhar em pról da XII CONFAC, e conseguimos realizar um belo evento, e isto nos deixou muito motivadas.

Conseguimos formar um grupo com várias “Mulheres-Guerreiras”, idealistas com vontade de realizar trabalhos sociais e culturais.

Juntamo-nos para estreitarmos os laços afetivos e fortalecermos os grupos de acácias, pois sabemos que unidas conseguimos fazer um trabalho maior que proporcione melhor qualidade de vida para aqueles que precisam de ajuda.

LIGA DAS ACÁCIAS

UNIÃO DE “FLORES DE DIFERENTES BUQUET”

“Liguetes” na XIII CONFAC – Maio de 2012
  Nosso grupo é composto por acácias de várias “lojas macônicas”, são elas: 1)Acácias da Loja Colunas do ABC de Santo André, 2) Acácias da Loja Cinquentenário de Santo André, 3) Acácia da Loja Cavaleiro de São Caetano, 4) Acácias da Loja Chequer Nassif de São Bernardo do Campo, 5)Acácias da Loja Paragem de Ouro Fino de Ribeirão Pires, 6) Acácias da Loja Pérola da Serra de Ribeirão Pires.

O nome Liga das Acácias, representa (união de esposas de Acácias de diferentes lojas maçônicos), que uniram-se para continuar realizando a CONFAC, com objetivo de fortalecer os laços afetivos entre as esposas de maçons e também para realizarmos projetos sociais e culturais, que tragam maior interferências na sociedade em que vivemos .

Com a Liga das Acácias temos certeza que as CONFACs ganharão uma nova roupagem, um novo formato, que trará a cada ano melhor qualidade ao evento.

Sem perdermos de vista a preocupação de proporcinar às participantes da CONFAC um dia de cultura, informação, entretenimento, e fortalecimento dos laços afetivos entre as Acácias, aos poucos vamos transformando e inovando o formato do evento.

No novo formato continuamos com a preocupação de oferecer palestras para que possamos refletir sobre as Lutas, Conquistas e Ações da “Mulher” na sociedade contemporânea.

A partir do momento que a Liga das Acácias começou a coordenar o evento, passamos a trabalhar com base num tema, para facilitar o desenvolvimento dos trabalhos.

Em maio de 2011, a Liga das Acácias coordenou o seu primeiro evento XII CONFAC, com base no tema: "Mulheres Maravilhosas e Histórias Interessantes", foi um trabalho gratificante, recebemos muitos elogios.

Com o tema "Cantos e Encantos de Mulheres de Todos os Cantos do Mundo", em maio de 2012, realizamos a XIII CONFAC, que também teve a aprovação do público.

Para a XIV CONFAC, a Liga das Acácias sugeriu três temas para que as participantes do ultimo evento pudessem escolher um deles.

A próxima CONFAC, será realizada em maio de 2013, e o tema escolhido pelas participantes do ultimo evento foi "Mulher Brasileira...Onde Está Você?

O tema escolhido é riquissimo, mas já estamos trabalhando para a realização da XIV CONFAC, esperamos agradar as participantes, pois o evento é preparado com muito carinho, especialmente para as esposas de maçons.

CURIOSIDADES


A II CONFAC, foi organizada pelas Acácias da Loja 28 de Julho, 133- São Caetano do Sul.


Naquela ocasião Elas confeccionaram este estandarte simbolizando a CONFAC. Segundo elas o estandarte deveria ficar durante um ano hospedado no grupo de Acácias que estivesse organizando o evento, e após o sorteio, ele deveria ser entregue ao próximo grupo a coordenar a CONFAC, e assim aconteceu durante onze anos, até ser criada a Liga das Acácias.

O estandarte representa “nossa bandeira” , nosso ideal e consequentemente nosso primeiro patrimônio cultural.



   
Com a criação da Liga das Acácias, acrescentamos ao Projeto CONFAC, novas idéias, criamos “novas bandeiras”, sem perdermos de vista nossa identidade, nossa história, nossa origem e principalmente nosso objetivo de:

“Unir Acácias, Fortalecê-las, através da amizade e da troca de experiências, para depois realizarmos trabalhos sócio-culturais”.

O estandarte da “Liga das Acácias”, foi criado para representar novos tempos, novas energias femininas, que nasceram do coração das participantes de nossa comunidade que compartilham das novidades que enriquecem nossos trabalhos e nos ajudam a realizar o sonho de construir uma sociedade melhor e justa para todos.





“Um povo que não conhece seu passado, não consegue construir um futuro” (Anônimo)

Texto e Acervo Fotográfico de: Cidinha
Acácia Amarelinha e Memorialista
Ano 2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário